12.28.2006

Pequeno Glossário

Ás vezes ouvia cada "palavrão espiritual" que em vez de me exclarecer só me confundia mais. Então resolvi dar inicio a um pequeno glossário, que irá sendo trabalhado, sempre que for oportuno e até aceito que me mandem sugestões de palavras ou conceitos que possam parecer confusos. Eu investigo e depois publico....
Aqui têm um embrião de algumas palavras ou conceitos...

Glossário

Arquétipo – (grego arché antigo), é o primeiro modelo de alguma coisa. Na filosofia analítica significa a forma imaterial à qual os fenómenos psíquicos tendem a se moldar.

Aura – Do latim aura; sopro de ar. Halo luminoso de distintas cores que envolve o corpo físico, e que reflecte energeticamente o que o individuo pensa, sente e vivência no seu mundo íntimo.

Chama Trina – Parecida com a flor-de-lis, é formada por três plumas, pétalas ou línguas de fogo: a azul corresponde ao Poder de Deus (o Pai), a amarela à sabedoria de Deus ( a Mente de Deus) e a cor-de-rosa ao Seu Amor (ou seja o Espírito Santo). É a Chama do Cristo, a manifestação do Fogo Sagrado, que por sua vez é a centelha da vida ancorado no coração de todo o Homem.

Carma – Lei espiritual causa e efeito. “o que semeias colherás”. A crença no carma é paralela à crença da reencarnação e na evolução pessoal progressiva Tende-se a identificar carma com limitações simbólicas que têm de ser resolvidas durante determinado período de vida.

Chakra – A palavra chakrum vem do sânscrito e significa roda. Na verdade, Chakrum é a forma singular e chakra a plural mas no ocidente é comum se dizer “um chakra” e vários “Chakras”. Vistos por meio de clarividência, eles parecem rodas de luz e de cor que se interpenetram afectando e sendo afectados pelo corpo físico. A maioria dos chakras têm ligações com partes especificas do sistema glandular, eles poderiam portanto ser descritos como glândulas subtis. São sete os principais (Base, Sexual, Plexo Solar, Cardíaco, Garganta, Terceira Visão e Coronário) havendo outros ao longo de todo o corpo físico e restantes corpos supra-fisicos.

Corpo Físico – É o mais denso dos corpos inferiores do Homem. Corresponde ao elemento Terra.

Corpo Etérico – Onde estão guardadas todas as memórias de vidas.

Corpo Astral/Emocional – Corpo ilusório feito de sentimentos, também chamado corpo dos desejos. Corresponde ao elemento água.

Corpo Mental – É o veiculo de manifestação pela qual a consciência manifesta-se usando os atributos da inteligência (intelecto, intuição, memória e imaginação, etc). Corresponde ao elemento ar.

Corpo Espiritual – Favorece o acesso a níveis subtis do Ser. Associado ao chakra da garganta, é neste corpo que se pode ter acesso e ver as entidades extra físicas.

Corpo Nirvanico – Associado ao chakra da terceira visão. É o corpo que proporciona consciencialização e plenitude ao Ser como também o salto entre a mente inferior e superior.

Corpo Mental cósmico – Associado ao chakra da coroa, liga o Ser às realidades superiores.

Dharma – Ensinamento. Dever. Dons. Oposto ao carma.

Ego – O complexo central no campo consciente.

Forma de Pensamento – É uma projecção de um pensamento que parte de uma vontade intrínseca do Homem. A forma é a materialização dessa projecção.

Hierarquia – Do grego hierarchía quer dizer graduação de autoridade. Do ponto de vista espiritual é quem está acima do Homem cabendo-lhe a sua direcção e doutrinação.

Ilusão - Adquirida a cada encarnação, onde os valores momentâneos, muitas vezes se sobrepõem à energia vital e divina, que cada ser possui, desconectando-o temporariamente da sua real condição divina. Passando a viver apenas pelos valores falsos e ilusórios do momento.

Interdimensional – É o que se refere às várias dimensões e planos extra-físicos.

Mantra – Imagem simbólica circular que é usado como ponto focal de meditação.

Mara – Forma, matéria.

Maya – Ilusão, o mundo fenomenico tal como percebido através do véu da ignorância.

Médium – É o indivíduo que tem a capacidade supranormal de perceber os seres extra físicos e de servir de canal interdimensional para eles se comunicarem com os níveis mais densos.

Mediunidade – O conjunto dos fenómenos parapsíquicos manifestado pelo indivíduo (médium) sob a influência de seres extra físicos.

Mestres Ascensos – Seres que já dominaram a realidade física e que hoje encontram-se nos planos subtis.

Mónada – O que está para além da alma. Unidade simples, indecomponível. Não têm nascimento nem morte.

Persona – “Mascara do actor em latim”. Personalidade do individuo podendo ser consciente ( identificação com mundo externo no caso de se ter um ego fortalecido; identificar-se como médico, artista) ou inconsciente (parte da persona caracterizada por traços e atitudes negativas ou positivas que o ego consciente tende a rejeitar ou ignorar).

Projecção – Processo pela qual determinada qualidade ou característica do próprio indivíduo é percebida, e combatida, em algum objecto ou pessoa exterior.

Registos Akashicos – Registos de vida impressos no corpo etérico.

Roda do Samshara – Roda compulsiva das encarnações.

Umbral – Plano Astral denso.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Zé [+ família + amigos],

Bom ano 2007!

Que a vida nos seja generosa e, saibamos nós corresponder.

Tomemos ainda maior consciência que a nossa vida está intimamente ligada ao nosso Planeta-Nave-Mãe.

Cuidemos dessa nossa ligação com Gaia.


Abraço.

António

1:07:00 da tarde  
Blogger ze amaral said...

Obrigado Antonio pelas tuas amaveis palavras. Desejo te tb um optimo ano e que possa em 2007 o Cristo renascer cada vez mais no coração da HUmanidade.
Abraços de luz

6:31:00 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home