1.16.2008

Informaçoes sobre o Kriya ancestral!

Informações sobre o kriya ancestral
O Kriya Yoga é uma técnica milenar de meditação que tem como objectivo a auto-realização do ser humano. Não é sectária. Pode ser praticada por todos os credos e religiões, pois consiste em práticas que proporcionam o bem estar, a calma e o equilíbrio do ser humano. Os exercícios do Kriya Yoga não requerem necessariamente a posição de lótus, silêncio absoluto, ou afastamento do convívio social porque é uma questão de conexão, de concentração. Para praticá-la é necessário fazer a iniciação, ocasião em que o corpo e os chacras são purificados numa cerimônia e as técnicas são passadas de mestre para discípulo. A Kriya Yoga foi trazido para o ocidente na década de 20, por Paramahamsa Yogananda, autor de Autobiografia de um Yogue.
Entre outras instituições com mestres de Kriya Yoga o Instituto Kriya tem sede na Flórida, filiais na Europa, Índia e América e sobrevive de doações. Não tem caráter comercial. Não ministra cursos. Foi fundado pelo mestre realizado Paramahamsa Hariharananda, discípulo direto de Sri Yukteswar – o mesmo mestre de Yogananda – e do próprio Yogananda de quem recebeu a 2a.iniciação em kriya. Mestre realizado é todo yogue que alcança o “nirvikalpa samadhi”, estado sem pulso e sem respiração. Paramahamsa Hariharananda, carinhosamente chamado Baba, faleceu em dezembro de 2002, aos 95 anos. Ele deixou como sucessor seu discípulo predilecto, o monge indiano Paramahamsa Prajñanananda, professor de Economia, profundo conhecedor das escrituras sagradas, escritor de vários livros e fluente em várias línguas, e que está dirigindo o Instituto actualmente.
No Brasil, o Instituto Kriya teve seu primeiro grupo de iniciados em 1998, em Brasília. Em 2000 formou o primeiro grupo de São Paulo. Atualmente são mais de 1.000 pessoas que receberam o kriya do mestre Hariharananda no Brasil.
Os Programas de Kriya são montados em função das visitas de monges ou yogacharyas – que são professores e discípulos adiantados, autorizados pelo Baba a passarem o Kriya. Ou seja: não há no Brasil, por enquanto, monges, yogacharyas ou ashrams. Por isso, a iniciação só pode ser feita na ocasião dos Programas, sempre em São Paulo ou Brasília, ocasião em que há Palestras
Gratuitas abertas ao público, Retiro para os já iniciados e Novas iniciações.
(Informações em http://www.kriya.org.br/)
De referir que estão a ser desenvolvidos neste momento esforços por um conjunto de pessoas em trazer um yogacharya, discípulo de Paramahamsa Hariharananda, de nome Rajarshi Peterananda a Portugal em 2008 com o intuito de poder iniciar mais pessoas no kriya Yoga (kriyas ancestrais). Além desta iniciação irá acontecer uma outra em Portugal realizada pelo mestre Shibendu Lahiri.

QUEM ENTENDER INGLÊS E QUISER ESTUDAR SOBRE ALGUMAS PUBLICAÇÕES DE UM GRUPO DE KRIYA YOGUIS que traduz em conjunto com Swami Satyeswarananda Giri SOBRE ESCRITOS DE VÁRIOS MESTRES, COMO POR EXEMPLO, LAHIRI MAHASAYA. PODERÃO CONSULTAR EM:
http://www.sanskritclassics.com

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home